quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fotos Perfeitas Dicas do blog http://secondladies.net/2011/01/13/fotografia-no-second-life-em-10-dicas/

Todo mundo sabe que a fotografia é meu primeiro amor no Second Life e através dela eu aprendi muito coisa e descobri inclusive uma vocação. Queria falar um pouco sobre algumas dicas e macetes para que você faça imagens bacanas, mesmo que não saiba editar no photoshop. Algumas destas dicas também valem para quem vai contratar um fotógrafo.
  1. A escolha do viewer ideal: para mim, o melhor de todos os viewers para fotografar com certeza é o Kirstens, um viewer estável, seguro e com vários recursos bacanas como sombras (para quem tem placa de vídeo boa) e blur em diferentes níveis de profundidade, recurso inserido bem recentemente e que está dando um novo charme às fotos do Second Life.
  2. Cenário ideal: Escolha um cenário bacana para servir de fundo para a sua foto. Muita gente não toma esse cuidado e faz imagens muito sem graça por pecar na escolha do cenário. Ninguém tem desculpa para isso, afinal lands bonitas existem muitas e aqui no blog mesmo você vai encontrar muitas opções bacanas. Tente combinar o cenário com o figurino. Não fica bem fotografar com vestido de gala numa land futurista, não acha? Outra dica legal é combinar tonalidades de cores, ou seja compor o figurino com o cenário.
  3. Produção é tudo: Uma vez fiquei chocada com uma foto de família onde uma das avatares usava um esparadrapo preto nos peitos. Penso eu que uma foto de família não é uma foto para a revista sexy. A escolha do cabelo, roupas e acessórios deve ser adequada à temática da foto, simples assim. Deixe os esparadrapos no peito para um ensaio sensual. Assim como salto alto na praia, top na neve, isso é inadequado… bom gosto e bom senso não são demais na hora de escolher o figurino.
  4. O diabo está nos detalhes: Atenção com os prims sobrepostos, mãos entrando no corpo, cabelos mal editados. A diferença entre boas e más fotos muitas vezes está nestes pequenos detalhes. Algumas poses são umas porcarias neste aspecto, nem deveriam ser vendidas.
  5. Capriche na pose: Existem muitas lojas legais de poses individuais e em grupos. Tenha algumas no seu inventário. Algumas das minhas preferidas: Everglow, Diesel Works, Glitterati, Meya.
  6. Enquadramento perfeito: É importante enquadrar o avatar de forma perfeita na tela… estude como os bons fotógrafos costumam enquadrar os avatares e com certeza você terá boas imagens. Não deixe muita sobra para cima e/ou para baixo… cuide do ângulo para que o avatar não fique distorcido. Isso me lembra alguns enquadramentos típicos em que os peitos dos avatares ficam maiores do que as cabeças… rsrsrs
  7. Configuração do dia: Dependendo de como está a configuração do dia, o avatar pode ficar com um aspecto bem desagradável. Você pode utilizar um face light, mas as vezes o facelight deixa a skin com uma cor muito saturada, então você deve ter o cuidado de escolher uma configuração que deixe o rosto do seu avatar com uma aparência legal. O Thiagoo Bloch trás um tutorial de uma configuração que funciona muito bem para fotos no blog Live2style.
  8. Editar é tão gostoso quanto fotografar: existem vários estilos de edição, gosto particularmente das fotografias artísticas, onde você utilizar texturas e efeitos do photoshop. Se você gosta de fotografia e não tem photoshop, pode baixar um software grátis similar ao photoshop, o gimp. Existem muitos tutoriais na internet ensinando sobre photoshop e se você é como eu que só aprende fuçando, precisa dar o primeiro passo, baixar o programa e fuçar muito. Assim você aprende aos poucos a corrigir pequenas imperfeições, colocar sombras e dar um “tchan” especial para a sua foto usando filtros e outros recursos legais que só há nestes tipos de programas. Mas cuidado! Em edição vale a regra “menos é mais”. As vezes a gente se empolga, enche de brilho, enche de estrelhinhas, exagera no burn e pisa no tomate!
  9. Não tenha medo de errar. Recentemente vi uma fotógrafa super blaster mega ultra famosa postando um trabalho com um erro grotesco, digno de um “photoshop disaster”. É claro que não vou citar nomes, mas se ela pode errar, você também pode. Afinal é com a prática que a gente aprende e fica cada vez melhor. Eu às vezes olho algumas coisas que fiz e penso: como tive coragem de postar isso? hehehehe
  10. Cuidado com os modismos para não cair no mau gosto: Acho sempre de extremo mau gosto a mistura entre avatares e fotos reais (e ainda por cima, pouquíssimas pessoas conseguem fazer isso de forma convincente), como disse recentemente o Urban Steampunk em um de seus vídeos, você paga para fazer foto do seu avatar e o fotógrafo coloca uma foto de uma pessoa lá… ilógico não acha? assim como o uso de cabelo psd – a febre que se tornou tirar foto careca e inserir cabelo depois no photoshop – algo totalmente desnecessário tendo em vista as milhares de opções de cabelos lindos no SL e sendo que a maioria dos criadores já preocupados com os cabelos entrando no corpo, tem feito modelos que se adaptam às curvas do corpo e sempre são fáceis de editar. Também acho super sem graça fazer montagem do avatar em background real, ou tirado de banco de imagens, com tanto lugar lindo no SL… Acho que o grande desafio para um fotógrafo no Second Life é fazer bons trabalhos a partir de elementos do próprio Second Life, sem apelar para outras imagens (assim fica muito fácil, todo mundo acha lindo, mas deixa de ser Second Life).
E a seguir, uma seleção super aleatória de alguns trabalhos que fazem parte da minha galeria de favoritos do flickr. Espero que vocês gostem e sirva de inspiração.




Nenhum comentário:

Postar um comentário